5 dicas para desenvolver a Inteligência Emocional do seu filho.

Inteligência Emocional filho

Vantagens da Inteligência Emocional do seu filho

A Inteligência Emocional do seu filho, se desenvolvida pode aumentar substancialmente a capacidade dele pensar, de agir, de se relacionar e de aprender mais e melhor.

Por outro lado, se pensarmos em uma criança ou adolescente que não possui o equilíbrio emocional, notaremos que elas possuem dificuldades de relacionamentos com amigos ou pessoas da família,  não possuem uma comunicação social assertiva, são indivíduos agitados ou apáticos (vivem nos dois extremos), podem ter problemas de aprendizagem e demonstram uma instabilidade emocional que não as deixam viver plenamente felizes.

Enquanto pais, temos a necessidade de educarmos emocionalmente nossos filhos, pois isso os tornará mais felizes e equilibrados, conseguindo melhores resultados em seus convívio social e na escola (aprendizagem).

O processo de educação emocional, embora seja complexo, pode e deve ser realizado pela família. E, aqui apresentamos cinco dicas básicas para exercer este papel de educador emocional e desenvolver a Inteligência Emocional do seu filho.

Inteligência Emocional filho

Dica #1: Ensine seu filho verbalizar suas emoções e sentimentos.

Normalmente as crianças aprendem expressar as emoções mais básicas (alegre, triste e bravo), porém sabemos que existem dezenas de outras, as quais seu filho desconhece.

Portanto, é de extrema importância que o ensinemos quais são e os significados das demais emoções. Este processo é chamado de  Alfabetização Emocional.

Dica #2: Faça com que seu filho se conheça – Autoconhecimento.

Passado pelo processo de Alfabetização Emocional, onde ele aprende o vocabulário de quais são as diferentes emoções e seus respectivos significados, é necessário que ele descubra em si quais são as emoções sentidas (autoconhecimento).

Quando sabemos qual é a emoção, podemos lidar melhor com ela e tratarmos da causa e não do efeito.

Dica #3 : Mostre ao seu filho a necessidade de enxergar as emoções do outro – empatia.

Quando um sujeito consegue saber quais são as emoções, percebe-as em si próprio, fica mais fácil ele também percebê-las no outro.

O processo de empatia (se colocar no lugar do outro e sentir o que ele sente), facilita os relacionamentos interpessoais.

Seu filho lidará melhor com as pessoas e desenvolverá uma comunicação social adequada para seu meio.

Dica #4: Ensine-o a dizer o que está sentindo e não o que quer fazer.

Muitas vezes seu filho está com vontade de brigar, de bater ou de xingar alguém. E, se você perguntar o que ele está sentindo a resposta poderá ser:

Vontade de dar um murro na cara de fulano.

Perceba que a resposta menciona o que ele quer fazer (a ação) e não o que ele está sentindo, no caso talvez raiva ou ódio.

Seu filho precisa aprender a expressar sua emoção e não a ação. Pois, sabendo qual é o sentimento é mais fácil lidar com ele.

Dica #5: Seja o exemplo – demonstre o seu próprio equilíbrio emocional.

As crianças e adolescentes enxergam o adulto, principalmente os pais, como referencia e espelhos que devem seguir. Sendo assim, se você não possui a Inteligência Emocional desenvolvida como poderá ser a referencia para seu filho?

Ninguém dá o que não tem e nem ensina aquilo que não sabe!

Assim, comece o trabalho de desenvolvimento de Inteligência Emocional por você.

Sendo assim, quer saber como se preparar emocionalmente para posteriormente educar seu filho?

Temos um e-book totalmente gratuito que te dará as noções básicas de como fazer este processo. Basta clicar aqui para fazer o download do e-book.

Talvez, você se sinta impotente ou incapaz de auxiliar o desenvolvimento da Inteligência Emocional do seu filho. Sem saber por onde começar, talvez você nunca comece.

Assim, você não terá a garantia de que educou plenamente seu filho para ter sucesso e ser feliz na vida.

Analise e pense o quanto você poderá fazer a diferença na vida do seu filho se for um orientador emocional. Prepare-o para vida de tal maneira que eles seja feliz pessoal e profissionalmente.

Caso queira ter orientações de como realizar o processo de Educação Emocional do seu filho, sugerimos um curso rápido e online.  Nele, você terá as noções essenciais e práticas de como realizar esse processo educacional.

Clique aqui para conhecer este curso e assista uma aula gratuitamente.

Assista agora uma videoaula grátis.

 

Clique aqui para conhecer mais sobre este curso.

Valor promocional de investimento no curso, apenas para visitantes deste site, de R$ 54,99 por R$ 19,99.  Promoção válida somente até dia 03/07/2018.

Compra segura pela Plataforma Udemy e caso não goste do curso você terá 30 dias para pedir a restituição do seu dinheiro.

Inteligência Emocional

Desejamos sucesso no desenvolvimento da Inteligência emocional do seu filho e que ele tenha uma vida plena de felicidade.

Prof. Dr. Nilbo Nogueira

Compartilhe agora este post em suas redes sociais e mostre aos seu seguidores o que você já leu.


Minicurso: Empreender ensinando online – Curso gratuito.

Desenhe seu círculo dourado e transforme sua vida – Curso gratuito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *