A importância da participação dos pais na elaboração do PPP

Pedagogia dos Projetos

No Projeto Político Pedagógico, dificilmente conseguiremos mobilizar as pessoas para cooperar com a elaboração de um documento que elas desconhecem, não sabem de sua importância e real função, a qual não deve ser apenas o cumprimento das necessidades burocráticas.

O primeiro passo é explicar à comunidade interna e externa qual é a função do Projeto Político-Pedagógico (PPP), demonstrando que ele, se levado a sério, se construído de forma participativa, com envolvimento de todos na elaboração e principalmente na execução, realmente poderá modificar uma determinada situação formativa e conseguir conquistar a excelência no processo de ensino e aprendizagem, bem como mudar comportamentos e atitudes, transformando inclusive a sociedade.

Creio que a maior dificuldade inicial é fazer com que os pais venham à escola para receber estas explicações sobre o PPP e a importância de sua participação no processo. É importante lembrar que os pais sempre alegam que não vão à escola por falta de tempo, o que é perfeitamente notado nas reuniões de pais e mestres, onde os índices de presença normalmente são baixos.

Particularmente falando como pai, não ia nestas reuniões, pois sempre era obrigado a escutar tudo de negativo que meu filho fazia na aula e nunca o que ele fazia de bom. Como qualquer pai, fugimos da situação ameaçadora que é ouvir alguém falando mal de nossa “cria”, pois embora sabendo que nossos filhos podem ter problemas, é difícil passar por esta situação constrangedora, onde publicamente o professor anuncia as deficiências deles.

Esse fato desmotiva a ida dos pais à escola e consequentemente em participar de qualquer projeto solicitado por ela. Portanto, precisamos traçar algumas estratégias iniciais para trazer os pais para dentro da escola e assim ter a oportunidade de explicar o que é um PPP e o quanto é importante sua participação.

Como conquistar a atenção dos pais a participarem desse importante processo de ensino e aprendizagem?

Dentre as possíveis estratégias a serem traçadas, podemos convidar os pais para uma festa, uma exposição de produtos realizados pelos seus filhos, uma apresentação teatral, um lanche comunitário, a apresentação de um projeto realizado pelos alunos ou qualquer outro movimento social/cultural que não indique que eles terão que escutar silenciosamente as mazelas dos seus filhos.

Conquistada a presença dos pais para “o evento” temos então a oportunidade de solicitar sua cooperação na elaboração do PPP, desde que expliquemos o que ele significa e o grau de importância da participação comunitária.

Mobilizados os pais, consequentemente eles mobilizarão seus filhos e estes seus professores, portanto temos a chance de realmente elaborar um PPP participativo, com visão compartilhada e por este motivo com o comprometimento de todos que participaram dos planejamentos e planos de ação, pois vão perceber que de nada adianta ficar na porta da escola reclamando dos professores, das instalações, da direção, etc., mas sim que precisam e podem participar na mudança da história da escola de seus filhos.

Prof. Nilbo Nogueira

Doutor e Mestre em Educação; Psicopedagogo; Pedagogo; Licenciado em Ciências e Bacharel em Química.

nilbo@nilbonogueira.com.br

 

Um comentário em “A importância da participação dos pais na elaboração do PPP

  1. Pingback: Gestão Escolar de "cabresto" | Nilbo Nogueira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *