Exemplo prático de uma competência da BNCC
A Cultura Digital enquanto uma competência da BNCC é a mais preocupante, no meu ponto de vista.
Preocupante pelo simples fato de que para o professor mediar situações de desenvolvimento dessa competência com seus alunos, obviamente ele precisa primeiro possui-la.
Sobre esta competência da BNCC, menciona-se:
O que: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma critica, significativa e ética.
Para que: Comunicar-se, acessar e produzir informações e conhecimentos, resolver problemas e exercer o protagonismo e autoria.
Como podemos perceber, não basta o professor ter uma conta de e-mail, um perfil no Facebook ou ser usuário do Instagran para ter Competência Digital.
Esta competência exige que o professor saiba utilizar as tecnologias na produção de informações e conhecimentos, porém gostaria de me prender a apenas um item que consta na sua descrição que é a autoria.
Como autoria podemos vislumbrar vários objetos autorados, tais como um texto para um Blog, um vídeo, um podcast, um objeto de aprendizagem, uma apresentação em multimídia, etc.
Portanto, desta forma, o professor precisará conhecer e dominar artefatos e meios tecnológicos de produção e autoria.
Somente conhecendo estas possibilidades e ferramentas é que ele poderá planejar atividades para que seus alunos tornem-se autores. E com isso, possam, no conjunto com outras ações, desenvolver a competência da Cultura Digital.
O Objetivo deste texto é alertar a complexidade desta competência e demonstrar, por meio de um vídeo, uma possibilidade de autoria.
O vídeo a seguir encontra-se no meu canal do Youtube, o qual você poderá se inscrever e conhecer os demais vídeos educacionais.
Especificamente o vídeo demonstra um exemplo de autoria na Educação Infantil. Porém, o conceito poderá ser extrapolado para os demais segmentos do Ensino Básico.
Assista ao vídeo e entenda um exemplo de autoria.
Como puderam perceber, embora o professor tenha feito as ligações das mídias, a matéria prima foi toda produzida pelos alunos. Portanto, ocorreu neste exemplo uma ação colaborativa de criação e autoria trabalhada na forma de um projeto.
Para alunos do fundamental e médio, certamente não haverá necessidade de que o professor faça estas ações técnicas. Sabemos perfeitamente que eles possuem esse domínio tecnológico.
Assim, como podemos perceber, nós professores precisamos buscar formação e informação no campo tecnológico.
Somente entendendo “o que fazer” e “como fazer” é que conseguiremos planejar nossas ações e práticas pedagógicas para trabalhar a Cultura Digital com nossos alunos.
Temos, portanto, um grande desafio de estudos, descobertas e formação para além dos nossos conteúdos acadêmicos.
Aliás, importante lembrar que as competências serão desenvolvidas com o conhecimento dos conteúdos somadas às habilidades, atitudes e valores.
Então, vamos correr atrás dos conhecimentos, pois em 2019 já teremos que incorporar as competências gerais em nossa práxis.
Prof. Dr. Nilbo Nogueira
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