Palestras e cursos na área pedagógica:
  • Pedagogia dos Projetos

Objetivos:

Abordar a pedagogia dos Projetos como uma estratégia para formar o cidadão integral.

Além das vantagens e intenções do trabalho com os projetos, apresentar as etapas vivenciadas pelos diferentes atores no processo – professores e alunos.

Enfatizar a necessidade do trabalho com os conteúdos de

forma conceitual, procedimental e atitudinal (segundo os PCNs), a importância dos processos de interação do aluno, os equívocos conceituais, os modelos mentais, as rupturas etc.

Sub-temas (enfoques) para esta palestra:

  • Pedagogia dos Projetos – Papéis, Etapas e Atores;  * Pedagogia dos Projetos – Novos desafios em ambientes multimídias; * Pedagogia dos Projetos – uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências.

Palestra ou curso realizado entre 1h30 min. à 8 horas.


  • As diferentes formas de aprender e de ensinar.

Objetivos:

Com base no conceito de “Estilos e Preferências de Aprendizagem” enfocar os canais auditivo, visual e cinestésico para demonstrar a importância do planejamento de uma aula diversificada, que atenda as diferentes formas de aprender.
Com a própria palestra, demonstrar de forma prática, as possibilidades de atuação do professor mediante diferentes recursos.

Palestra de 2 horas.


  • Metodologia x Tecnologia.

Objetivos:

Apresentar e questionar os professores sobre a utilização de ferramentas tecnológicas em sua prática pedagógica, porém fornecendo subsídios e conceitos metodológicos que garantirão não só o “como utilizar”, mas principalmente o “onde utilizar”, evitando desta forma que se pratique equivocadamente um modelo de se fazer o “velho” (metodologia) por meio do “novo” (tecnologia).

Palestra de 2 horas.


  • Aqui jas….. “Como quero ser lembrado pelos meus alunos?”palestra motivacional.

Objetivos:

De forma lúdica, identificar os diferentes comportamentos dos(as) professores(as), suas atitudes, lembranças e principalmente como ele(a) pode fazer a diferença na vida dos alunos.
Diferenciar o professor bonzinho do professor eficiente, não esquecendo o papel fundamental dos limites nas relações.

Enaltecer a profissão do professor enquanto missão.

Palestra de 2 horas.


  • Educação Emocional: Perspectivas para uma prática pedagógica

Objetivos:

Elucidar aos educadores a importância do desenvolvimento da inteligência emocional, primeiro em nós para depois atuarmos com os alunos.
Demonstrar, por meio de exemplos práticos, como as emoções de nossos alunos são “sufocadas” diariamente, podendo acarretar vários problemas como: distúrbios de aprendizagem, desmotivação, agressividade etc.

Fornecer idéias e possibilidades para a prática em sala de aula do processo de alfabetização emocional dos alunos.

Palestra de 2 horas.


  • Professor com Visão Holística: Reflexões e rupturas para educação de uma nova escola.

Objetivos:

Relacionar as mudanças nos cenários sócio-culturais e tecnológicos com a praxis escolar. Verificar as influências dessas mudanças no ambiente da sala de aula, principal- mente no que se refere à aprendizagem e ao comportamento do aprendiz.
Sugerir práticas mais ativas e holísticas ao professor.
Questionar as rupturas necessárias para a ampliação da atuação do professor.

Palestra de 1h30 min./2 horas.


Demais temas favor consultar.