A construção do PPP
No PPP – Projeto Político-Pedagógico, dificilmente conseguiremos mobilizar as pessoas para cooperar com a elaboração de um documento que elas desconhecem, não sabem de sua importância e real função, a qual não deve ser apenas o cumprimento das necessidades burocráticas.
O primeiro passo é explicar à comunidade interna e externa qual é a função do Projeto Político-Pedagógico (PPP).
É preciso demonstrar que ele, se levado a sério, se construído de forma participativa, com envolvimento de todos na elaboração e principalmente na execução, realmente poderá modificar uma determinada situação formativa. Objetivando conquistar a excelência no processo de ensino e aprendizagem, bem como mudar comportamentos e atitudes, transformando inclusive a sociedade.
Creio que a maior dificuldade inicial é fazer com que os pais venham à escola para receber estas explicações sobre o PPP e a importância de sua participação no processo.
É importante lembrar que os pais sempre alegam que não vão à escola por falta de tempo. Fato este que é perfeitamente notado nas reuniões de pais e mestres, onde os índices de presença normalmente são baixos.
Particularmente falando como pai, não ia nestas reuniões, pois sempre era obrigado a escutar tudo de negativo que meu filho fazia na aula e nunca o que ele fazia de bom.
Como qualquer pai, fugimos da situação ameaçadora que é ouvir alguém falando mal de nossa “cria”. Pois embora sabendo que nossos filhos podem ter problemas, é difícil passar por esta situação constrangedora, onde publicamente o professor anuncia as deficiências deles.
Esse fato desmotiva a ida dos pais à escola e consequentemente em participar de qualquer projeto solicitado por ela.
Portanto, precisamos traçar algumas estratégias iniciais para trazer os pais para dentro da escola. Pois, só assim teremos a oportunidade de explicar o que é um PPP e o quanto é importante sua participação.
Como conquistar a atenção dos pais a participarem desse importante processo de ensino e aprendizagem?
Dentre as possíveis estratégias a serem traçadas, podemos convidar os pais para uma festa, uma exposição de produtos realizados pelos seus filhos, uma apresentação teatral, um lanche comunitário, a apresentação de um projeto realizado pelos alunos ou qualquer outro movimento social/cultural que não indique que eles terão que escutar silenciosamente as mazelas dos seus filhos.
Conquistada a presença dos pais para “o evento” temos então a oportunidade de solicitar sua cooperação na elaboração do PPP, desde que expliquemos o que ele significa e o grau de importância da participação comunitária.
Mobilizados os pais, consequentemente eles mobilizarão seus filhos e estes seus professores, portanto temos a chance de realmente elaborar um PPP participativo, com visão compartilhada e por este motivo com o comprometimento de todos que participaram dos planejamentos e planos de ação, pois vão perceber que de nada adianta ficar na porta da escola reclamando dos professores, das instalações, da direção, etc., mas sim que precisam e podem participar na mudança da história da escola de seus filhos.
Prof. Dr. Nilbo Nogueira
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Pingback: Gestão Escolar de "cabresto" | Nilbo Nogueira
Oi, muito útil este artigo. Vai me ajudar bastante em um trabalho da faculdade.
Obrigada, Nilbo.
Ana,
Bom saber que o texto vai te ajudar.
Abraços
Nilbo