Pedagogia dos Projetos na Educação Infantil: Como estabelecer Objetivos?

Pedagogia dos projetos
A escolha metodológica DA PEDAGOGIA DOS PROJETOS

O trabalho com a Pedagogia dos Projetos na Educação Infantil é uma excelente escolha metodológica para organizar  as ações educativas planejadas e estabelecidas pelo professor, bem como mediar situações desafiadoras e questionadoras para as crianças, provocando e instigando a curiosidade.

Porém algum cuidados e detalhes precisam ser observados para que realmente ela alcance os objetivos pedagógicos esperados.

Focaremos então neste ponto crucial que são os “objetivos”. Significa dizer que o professor precisa ter muito claro quais são os objetivos que deseja alcançar com seus alunos.

Quando não temos objetivos, qualquer coisa que for feita, qualquer resultado alcançado está bom, pois não esperávamos nada especificamente mesmo.

Então, apos definido o tema do projeto, os interesses das crianças, suas duvidas e os problemas apresentados é preciso que o professor analise este contexto e estabeleça quais objetivos pretende alcançar com ou em suas crianças.

Pedagogia dos Projetos

Os cuidados ao estabelecer os objetivos.

Primeiramente tenha em mente que o primordial é estabelecer objetivos esperados que as crianças alcancem e não apenas os objetivos que você educador quer atingir.

A diferença parece ser sutil, mas é fundamental, pois escolhemos a Pedagogia dos Projetos enquanto estratégia para que os alunos se desenvolvam, aprendam, investiguem e descubram, resolvam problemas, etc. ou seja, esperamos que eles atinjam determinados objetivos.

Quando menciono objetivos do(a) professor(a) em trabalhar com a Pedagogia dos Projetos é que além dos resultados atingidos com os alunos, há em alguns casos , objetivos pessoais em demonstrar para gestores, pais e instituição o que fomos capaz de mediar para os alunos, os resultados produzidos pela turma com a escolha metodológica, ou seja, são mais objetivos que podemos classificar como sendo de ensino do que de aprendizagem.

Obviamente, que objetivos de ensino e de aprendizagem podem caminhar juntos, porém ao escolher a Pedagogia dos Projetos, optamos por uma estratégia metodológica ativa, de investigação, de descobertas e resolução de problemas, ou seja, muito mais voltadas a aprendizagem, pois o aprendiz é o protagonista do processo de construção do seu próprio conhecimento.

Outro detalhe importante ao estabelecer os objetivos do projeto de trabalho é analisar se após o termino do projeto eles poderão ser verificados e avaliados.

Por exemplo:

  • Espera-se neste projeto desenvolver, nos alunos, os valores necessários ao bom convívio social.

Imaginemos um projeto com duração de dois meses. Apos este período a pergunta que devemos responder é:

Os alunos (individualmente) desenvolveram (ou não) os valores necessários ao bom convívio social?

Percebam a dificuldade de analisar e avaliar individualmente este objetivo, já que eles ficou subjetivo demais.

Neste caso poderíamos então estabelecer o seguinte objetivo:

  • Espera-se que este projeto promova atividades e ações que possam levar os alunos ao desenvolvimento dos valores necessários ao convívio social.

Apos o termino do projeto a pergunta a ser respondida é:

O projeto promoveu atividades e ações que pudessem levar os alunos ao desenvolvimento dos valores necessários ao convívio social?

Percebam que neste caso, a pergunta ficou muito mais fácil de ser respondida, pois focamos se ocorreram ou não ações e atividades auxiliares e não especificamente a capacidade de desenvolvimento de valores em si.

Obviamente que o desenvolvimento destes valores são de fundamental importância, porém algumas habilidades e competências serão desenvolvidas durante o percurso da criança nas diversas etapas da educação infantil e não apenas em dois meses (duração do projeto).

Portanto, ao estabelecermos um objetivo devemos nos perguntar:

“Apos o termino deste projeto seremos capazes de responder se este objetivo ocorreu ou não?”

Caso a resposta seja não, talvez, ou se existir duvidas, significa que estamos estabelecendo um subjetivo e não um objetivo.

NA PEDAGOGIA DOS PROJETOS NÃO definir tarefas nos objetivos

Um outro ponto importante a ser destacado é o estabelecimento de atividades no objetivo, como por exemplo: “Neste projeto os alunos deverão criar cartilhas sobre higiene corporal…..”

Durante o projeto os alunos resolveram criar um mural, um varal de desenhos  ou uma peça teatral  sobre a higiene corporal, já que em um projeto, são eles que devem estabelecer “o que” e “como” vão criar seus “produtos”.

Ao término no projeto, quando o professor for avalia-lo, por meio dos objetivos, irá analisar o objetivo: “Neste projeto os alunos deverão criar cartilhas sobre higiene corporal…..” e a resposta será: OBJETIVO NÃO ATINGIDO.

Mas, os alunos criaram outros “produtos” e mesmo assim o objetivo não foi atingido? Na verdade, não foi atingido porque a atividade não deveria estar no objetivo estabelecido pelo professor.

Quando o professor estabelece uma atividade no objetivo ele está pre determinando uma tarefa para as crianças, sem mesmo saber se elas querem ou desejam fazer esta ação.

É importante lembrar que na Pedagogia dos Projetos, é o ator aluno que planeja as ações e não o professor, caso contrário estamos falando de tarefas e não de projeção (algo a acontecer no futuro).

Para finalizar, gostaríamos de destacar que os objetivos de um projeto não necessariamente precisam abranger vários ou muitos conteúdos ou áreas do conhecimento, pois inclusive o volume de conteúdos trabalhados em um projeto também merece um cuidado especial, principalmente na educação infantil, mas isto será tema de um próximo post.

Nilbo Nogueira

www.nilbonogueira.com.br

e-mail: nilbo@nilbonogueira.com.br

Saiba mais sobre Pedagogia dos Projetos:

Pedagogia dos Projetos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *