Pedagogia dos Projetos na Educação Infantil

Pedagogia dos Projetos na educação infantil
Uma dinâmica de trabalho com a Pedagogia dos Projetos na educação infantil

Na educação infantil, prefiro evitar falar em metodologia para não termos a idéia de algo “engessado”, mas sim em uma dinâmica de trabalho. Dinâmica esta que envolve os mesmos procedimentos básicos tanto para a educação infantil como para o nível superior, ou seja, partimos de um problema, negociamos e argumentamos sobre o tema do projeto, planejamos as ações que queremos realizar, executamos aquilo que foi planejado, depuramos para melhorar os resultados e mudarmos hipóteses iniciais, apresentamos os resultados alcançados e avaliamos todo o processo. 

Embora com alguns procedimentos, gosto de chamar a atenção de que estes devem ser flexíveis e negociados entre os membros participantes do projeto (professores, alunos, coordenação, comunidade, etc.)para que não tenhamos uma rigidez e obrigatoriedade nestas “etapas”, que por outro lado se não existirem podem prejudicar a trajetória dos alunos que não estão acostumados com este tipo de trabalho, nem com a autonomia, que nele deve ser dada.

O que muda na Pedagogia dos Projetos na educação Infantil?

O que muda na realidade são os cuidados específicos com a faixa etária, pois não se espera que uma criança da educação infantil argumente sobre o problema e o tema do projeto como um aluno do ensino médio, nem que realize um planejamento de forma estruturada estabelecendo objetivos, estratégias e coisas do tipo. Mesmo na educação infantil devemos fazer com que os alunos passem por todos os momentos do projeto (argumentação sobre o tema e o problema, planejamento, execução, depuração, apresentação e avaliação), pois é este processo que vai poder propiciar o desenvolvimento de competências e a autonomia do aluno, preparando-o para que futuramente consiga buscar formas e processos para continuar aprendendo.

A maior atenção do professor no caso da educação infantil fica a cargo de que tudo deve ser feito de forma mais lenta e cuidadosa, ou seja, não se planeja o projeto todo, mas ação a ação, passo a passo, tendo em mente que o professor é o mediador e é ele que vai perceber o ritmo de sua turma e o quanto pode avançar no processo e no aprofundamento do projeto.

Prof. Dr. Nilbo Nogueira

Compartilhe agora este post em suas redes sociais e mostre aos seus seguidores o que você já leu.


Alfabetização Emocional: Teoria e prática em sala de aula – Investimento para inscrição neste site: R$ 19,99

Como desenvolver a Inteligência Emocional do seu filho – Investimento para inscrição neste site R$ 19,99

Design de Slides de Apresentação que motivam seu espectador – Investimento para inscrição neste site R$ 19,99

Sistematização da ortografia – Investimento para inscrição neste site R$ 19,99

Professor 3.0 – os desafios de ensinar na era digital – Investimento para inscrição neste site R$ 19,99

Como criar um curso online? – Investimento para inscrição neste site R$ 19,90

Minicurso – Introdução a Montessori – Investimento para inscrição neste site R$ 54,99

Facebook para professores – Investimento para inscrição neste site R$ 19,99

Minicurso: Empreender ensinando online – Curso gratuito.

Desenhe seu círculo dourado e transforme sua vida – Curso gratuito.

Como criar vídeo Time Lapse com seu smartphone – Curso Gratuito.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *