sobre O Portfólio na Educação Infantil
O portfólio na educação infantil já é um instrumento conhecido e bastante utilizado para acompanhamento, avaliação ou quando se trabalha com a Pedagogia dos Projetos.
Com o objetivo de documentar e observar todo um mapeamento dos saberes e aprendizagens da criança, também permite ao professor analisar qualitativamente o que, como e quando as crianças aprenderam (ou não aprenderam) sobre um determinado tema trabalhado. Como por exemplo de um projeto, bem como seu desenvolvimento motor, visual, cognitivo, etc.
O conceito de portfólio traz sempre a idéia de “o melhor”. Como por exemplo o portfólio de um artista visual são as fotos e processos das suas melhores obras, o portfólio de um designer gráfico apresenta suas melhores peças de uma marca ou campanha publicitária, da mesma forma que o portfólio de uma modelo é representado pelo seu Book, o qual contém suas melhores fotos.
Na educação infantil, geralmente o portfólio é montado em uma pasta, e normalmente apresenta também os melhores resultados (produtos?!?!) elaborados pela criança. E esta pasta é posteriormente apresentada aos gestores e principalmente ao pais, que se encantam com as produções dos filhos.
Porém, sabemos que aquela pasta contém e representa apenas “o melhor”, o final, o “produto escolhido”. Ela não representa todo o PROCESSO que a criança passou para chegar até lá.
O processofólio como alternativa complementar do portfólio na educação infantil
Na realidade seria muito mais interessante utilizarmos o conceito de Howard Gardner – autor da Teoria das Inteligências Múltiplas (1994), que apresenta o PROCESSOFÓLIO como instrumento de registro de TODO o processo e não apenas o resultado melhor.
O processofólio também seria uma pasta. Porém nela colocaríamos o primeiro desenho, aquele que não ficou bom, o produto que não deu certo, o rascunho, a folha que iríamos jogar fora e todo material desenvolvido e criado até a criança chegar naquele produto final (o seu melhor) que normalmente é colocado no portfólio.
Desta forma, podemos analisar etapa a etapa de como a criança se desenvolveu. Descobrindo qual foi seu processo, suas dificuldades, suas incertezas, seus erros, bem como seus acertos, certezas, descobertas e aprendizagens até chegar ao seu “melhor”.
As vantagens do processofólio comparadas ao portfólio na educação Infantil
O professor certamente poderia melhor avaliar (qualitativamente) a evolução desta criança, detectando seus pontos de maior e de menor dificuldades na aprendizagem sobre um determinado tema trabalhado. Certamente poderia atuar de forma mais assertiva, exatamente nas necessidades específicas, de reforço, para cada criança.
Enquanto pai, sempre olhei para as pastas dos meus filhos e me questionei sobre o quanto eles tiveram ou não de dificuldades para criar aqueles produtos tão lindamente apresentados em seus portfólios.
Mais do que um instrumento que realmente expressa os caminhos percorridos pela criança, o processofólio me parece ser mais adequado para avaliarmos nossos alunos e apresentarmos uma pasta mais fidedigna aos pais.
A questão fica em respondermos: Devemos apresentar apenas o resultado final, bonito e perfeito ou toda trajetória que a criança percorreu para chegar até lá?
A resposta é uma questão de escolha e de crença de cada educador…..
Você também poderá ver o mesmo tema apresentado em vídeo, clicando na imagem a seguir:
Prof. Dr. Nilbo Nogueira
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