Inspirações dos Projetos em Reggio Emilia para educação infantil

O sentido dos Projetos em Reggio Emilia

Os Projetos em Reggio Emilia visam com que as crianças possam extrair sentidos e significados de determinados eventos do interesse de pequenos grupos.

Enquanto parte do currículo, os projetos encorajam as crianças na tomada de decisões, nas escolhas colaborativas com os colegas.

Normalmente as crianças exploram um determinado tema/fenômeno por um longo período. Isso ocorre por observação, visitas, entrevistas, discussão e registros, normalmente por linguagem gráfica.

 

Projetos em Reggio Emilia

Os registros realizados pelas crianças (que ainda não dominam a escrita) podem ser ditados para um adulto. Porém o que mais chama atenção nos projetos em Reggio Emilia são os relatos realizados com a linguagem gráfica.

A linguagem gráfica expressa o que já conheciam, suas hipóteses, seus sentimentos, suas dúvidas e problemas.

Desta forma, a linguagem gráfica é utilizada para comunicar as informações adquiridas, as investigações e descobertas durante o projeto.

Questionadas pelos professores acerca de seus desenhos, as crianças conseguem complementar suas idéias e expressões, as quais são sempre gravadas para orientar os professores sobre a evolução dos pensamentos e os novos desafios.

O Atelier nas escolas Reggio Emilia

Nas escolas de Reggio Emilia existem os espaços chamados de Atelier, os quais são laboratórios provocativos, onde as crianças podem criar. São espaços que disponibilizam ferramentas e artefatos para a criança pensar sobre o fenômeno trabalhado, principalmente nos projetos.

O Atelier possui basicamente duas funções, que são: o espaço para as crianças desenvolverem as linguagens simbólicas (pintura, desenho, modelagem, etc.) e o local de análise, reflexão e estudos dos professores sobre as hipóteses e conhecimentos das crianças.

Projetos em Reggio Emilia

No Atelier não existem as aulas expositivas, mas sim criativas, que são também registros acerca dos trabalhos desenvolvidos pelas crianças.

São espaços freqüentados também pelos pais que descobrem como seus filhos pensam e se expressam. Desta forma os pais podem descobrir as habilidades que seus filhos possuem.

Este envolvimento pais, escola (atelier) faz com que os pais também se envolvam e colaborem com os projetos.

Reflexões

Analisando os projetos e trabalho realizado no Atelier, nas escolas de Reggio Emilia, podemos questionar alguns pontos sobre como estamos trabalhando com os projetos em nossa escola.

Como os alunos expressam inicialmente seus saberes e não saberes acerca de um tema ou fenômeno que poderá se transformar em um projeto?

Qual valor é dado para linguagem gráfica dos nossos alunos durante um projeto?

Que tipo de envolvimento temos com a família, quando realizado um projeto?

Os pais não freqüentam a escola por falta de tempo ou por não envolve-los nas produções de seus filhos?

Qual o espaço que temos para ser o laboratório de criatividade e comunicação dos nossos alunos?

Como fazemos os registros da evolução das crianças?

Os famosos portfólios são apenas pastas para depositarmos os trabalhos dos nossos alunos ou são ferramentas de análise, avaliação e planejamento de ações individualizadas ou para o grupo que trabalha um projeto?

Como analisamos e a que conclusão chegamos ao verificar as produções dos nossos alunos e como isso é sistematizado?

Quais questionamentos fazemos sobre as criações dos nossos alunos para entender mais sobre o que pensam?

Filmamos, gravamos e transcrevemos estas conversas para ler e reler as certezas e incertezas de nossos alunos?

Pretendo neste breve texto provocar estas e tantas outras reflexões sobre o que fazemos com os projetos em nossas escolas. Mas, principalmente o que precisamos ainda fazer para chegarmos à excelência dos projetos trabalhados nas escolas de Reggio Emilia.

Espero que tenham uma boa reflexão e que cheguem a algumas conclusões sobre a forma que trabalham com projetos em suas escolas.

Prof. Dr. Nilbo Nogueira e-mail: nilbo@nilbonogueira.com.br

Compartilhe agora este post em suas redes sociais e mostre aos seus seguidores o que você já leu.

[social_share style=”circle” align=”horizontal” heading_align=”inline” text=”” heading=”” facebook=”1″ twitter=”1″ google_plus=”1″ linkedin=”1″ pinterest=”1″ link=”” /]


Alfabetização Emocional: Teoria e prática em sala de aula – Investimento para inscrição neste site: R$ 19,99

Como desenvolver a Inteligência Emocional do seu filho – Investimento para inscrição neste site R$ 19,99

Design de Slides de Apresentação que motivam seu espectador – Investimento para inscrição neste site R$ 19,99

Sistematização da ortografia – Investimento para inscrição neste site R$ 19,99

Professor 3.0 – os desafios de ensinar na era digital – Investimento para inscrição neste site R$ 19,99

Como criar um curso online? – Investimento para inscrição neste site R$ 19,90

Minicurso – Introdução a Montessori – Investimento para inscrição neste site R$ 54,99

Facebook para professores – Investimento para inscrição neste site R$ 19,99

Minicurso: Empreender ensinando online – Curso gratuito.

Desenhe seu círculo dourado e transforme sua vida – Curso gratuito.

Como criar vídeo Time Lapse com seu smartphone – Curso Gratuito.

1 comentário em “Inspirações dos Projetos em Reggio Emilia para educação infantil

  1. Pingback: O Sentido dos Projetos em Reggio Emilia – Projetos Pedagógicos Dinâmicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *