O tema do projeto foi definido pela SME ou coordenadora. E agora?

O tema do projeto foi definido por quem?

Infelizmente ainda é muito comum, nos depararmos com situações em que o tema do projeto é definido por “decreto”.

A SME ou a coordenadora da escola definiu o tema e todos, obrigatoriamente, deverão agora realizar um projeto.

tema do projeto

 

Para piorar ainda mais a situação, a orientação é que este projeto deverá ser interdisciplinar.

Vamos analisar a situação.

Quanto o tema do projeto nasce desta forma, certamente ele não foi escolhido porque demonstra uma necessidade dos alunos. Aliás, os alunos e os professores nem devem ter sido consultados.

Inegavelmente isso ocorre por falta de um conhecimento teórico e conceitual por parte da SME ou da coordenadora.

Com toda boa vontade desejam utilizar uma estratégia mais ativa com os alunos, mas partem de um princípio equivocado, estabelecendo o tema do projeto para facilitar sua realização e/ou controle.

Somente a boa vontade não basta para melhorar a qualidade da aprendizagem, pois neste caso foi estabelecida a estratégia de se realizar o processo de “ensinagem” dos alunos.

O que significa dizer que está sendo estruturado uma forma de ensinar um tema aos alunos e não uma forma de os alunos aprenderem sobre um tema.

Sutil a diferença?

Pode até ser para alguns, mas em termos de resultados práticos estamos fazendo uma escolha entre trabalhar com um Projeto de Ensino ou um Projeto de Aprendizagem.

Leia: Sobre as diferenças entre Projeto de Ensino e de Aprendizagem – clique aqui.

Com o tema do projeto já definido, o que percebemos é o desespero das professoras em elaborar o tal projeto que veio de “cima para baixo”.

Assim, presenciamos as professoras tentando criar, definir, planejar o projeto sem saber por onde começar.

Por consequência, vão buscar no Google um projeto com este tema, ou entram nos grupos do Facebook e postam: ALGUM PROJETO SOBRE TRANGÊNICOS QUE POSSAM ME ENVIAR?

tema do projeto

Por consequência, o “circo dos horrores” continua, pois alguns colegas de grupo vão, gentilmente, enviar uma copia de projeto pronto sobre o tema solicitado, ou então encontra-se no Google alguém que já fez algo similar e socializou os resultados.

Vamos para a prática e trabalhar com o tema do projeto definido por outrem?

Projeto planejado, chegou a hora de o professor passar as tarefas aos alunos.

Define-se o grupo que fará a pesquisa, quem fará a maquete, como será o cartaz, qual a cor do E.V.A. que deve ser utilizado, etc.

E, passivamente, sem poder reclamar ou questionar, os alunos vão fazer todas as tarefas definidas pelo professor, sobre o tema do projeto escolhido pela SME ou coordenadora.

tema do projeto

O ciclo da “ensinagem” está pronto, esperando apenas que os alunos cumpram as ordens do que e como devem fazer para realizar todas as atividades já pré-definidas. Ou seja, o Projeto de Ensino já está pronto, só basta realizá-lo!!

Ah! Existia mais um detalhe, o projeto tinha que ser interdisciplinar!!

Então, o professor não pode esquecer de ligar matemática com ciências e com língua portuguesa certo?

Errado! Para um projeto ser interdisciplinar não basta apenas fazer “ligações” entre disciplina, mas também com e para a realidade de vida e do contexto do aluno.

Mas, isso não importa, pois o professor conseguiu ligar matemática com religião e até planejou um problema interessante, com o enunciado: “Jesus Cristo foi na feira e comprou 10 laranjas……”.

E os resultados do projeto?

Certamente existirão vários cartazes pendurados pelos corredores, muitas fotos dos alunos realizando as atividades das quais foram obrigados a fazer, muita cor e bastante gliter.

tema do projeto

Ao final, todos ficarão satisfeitos. A SME ou a coordenadora que “inventou” o tema do projeto, a professora que se esforçou muito e conseguiu planejar sozinha o projeto que veio de cima para baixo e os alunos, que finalmente conseguiram acabar de fazer todas as tarefas que a eles foram impostas.

A única coisa que não ficou bom é que por falta de um conhecimento sobre o trabalho com projetos, esqueceram de colocar o aluno como protagonista no seu processo de aprendizagem.

Esqueceram que um tema de um projeto tem que nascer do interesse, necessidades e problemas trazidos pelos alunos.

Esqueceram principalmente que o projeto é uma estratégia para o aluno construir sua aprendizagem (Projeto de Aprendizagem) e não de o aluno ser realizador de tarefas de “ensinagem” (Projeto de Ensino).

Caso você tenha conseguido chegar até o final deste texto e não ter desistido antes, talvez possa achar que as palavras foram rudes e exageradas.

Porém, este texto nasceu hoje pela manhã, apos uma conversa (ontem a noite) via Messenger com uma professora que me solicitou um projeto X. Projeto este que foi definido pela SME na qual ela trabalha.

E assim, como esta professora, já recebi dezenas de pedidos sobre Projeto Romero Brito, Projeto Leitura, Projeto Água e tantos outros temas que não nasceram dos alunos e sim da imposição da SME ou da coordenadora.

Para todas professoras que me pedem um projeto pronto sempre indico dois vídeos do meu canal do Youtube, que gravei exatamente para estes casos, que são:

Projeto de Ensino e Projeto de Aprendizagem – clique aqui para assistir e Você quer um Projeto pronto? – clique aqui para assistir.

Meu desabafo inconformado.

Enfim, este texto é mais um desabafo inconformado de como a “ensinagem” continua presente nas escolas e muitas vezes com um manto de uma proposta pedagógica de excelência, que é o trabalho com projetos.

Particularmente prefiro então que a escola volte a assumir que é tradicional, que gosta de mandar aluno fazer copia, decorar, ficar passivo do que utilizar uma maquiagem em seu processo de “ensinagem” para dizer que os alunos constroem sua própria aprendizagem.

Prof. Dr. Nilbo Nogueira

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tema do projeto

 


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