Vantagens de trabalhar com a Pedagogia de Projetos

Pedagogia de Projetos
As vantagens de se trabalhar com a Pedagogia de Projetos.

Podemos listar várias vantagens em se trabalhar com a Pedagogia de Projetos, porém sem dúvida alguma, a principal delas é conseguir trabalhar com conteúdos de forma conceitual, procedimental e atitudinal, tirando o aluno da passividade de quem apenas escuta e colocando-o como protagonista do seu próprio processo de construção do conhecimento.

Pedagogia de Projetos e o rompimento da linearidade dos conteúdos.

Ao trabalharmos de forma procedimental na Pedagogia de Projetos, rompemos com a linearidade dos conteúdos ministrados de forma livresca e possibilitamos ao aluno construir seu conhecimento por uma rede de significados, ou seja, o aluno constrói seu próprios caminhos para aquisição do conhecimento, conforme seus interesses e significados.

Podemos comparar esta situação ao ato de navegar na Internet, ou seja, cada sujeito clica em um link conforme seus interesses, construindo uma trajetória na WEB que demonstra sua rede de significados (os nós/links por onde passou).

Dificilmente outro sujeito construirá o mesmo trajeto, já que cada um possui seus próprios interesses e necessidades, embora em alguns momentos esses caminhos possam se cruzar.

Pedagogia de Projetos

A Pedagogia de Projetos e o desenvolvimento da autonomia do aluno.

Segundo os PCN’s , a autonomia refere-se à:

“…capacidade de saber fazer escolhas e de posicionar-se, elaborar projetos pessoais e participar enunciativa e cooperativamente de projetos coletivos, ter discernimento, organizar-se em função de metas eleitas, governar-se, participar de gestão de ações coletivas, estabelecer critérios e eleger princípios éticos etc.”(PCN – 5ª a 8ª séries – introdução p. 89 – 90 – grifo nosso)

Por haver um trabalho procedimental na Pedagogia de Projetos, o aluno não fica apenas a mercê do professor, e dos conteúdos por ele ministrado.

No Projeto o aluno pesquisa, investiga, toma atitudes, decide e, conforme mencionado nos PCN’s, participa de ações coletivas e escolhas na elaboração de projetos pessoais e/ou coletivos.

Outras vantagens.

Podemos ainda mencionar como vantagens para o aluno, o desenvolvimento da criatividade, das relações interpessoais, da cooperatividade e principalmente da resolução de problemas, os quais são muito mais significativos para ele

No vídeo a seguir apresentamos mais algumas vantagens do trabalho com a Pedagogia de Projetos e esperamos que, com todas essas informações, possamos convencer ao professor a tentar essa dinâmica de trabalho ou a alterar alguma rota, caso já pratique o trabalho com projetos, e precise fazer alguns ajustes no entendimento dessa metodologia de trabalho.

 

Prof. Dr. Nilbo Nogueira

 

 

Um comentário em “Vantagens de trabalhar com a Pedagogia de Projetos

  1. Pingback: Como fazer o planejamento na Pedagogia dos Projetos | Nilbo Nogueira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *